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Sobre a revista

O curso de Artes Visuais, anteriormente denominado de Educação Artística e Artes Plásticas, existe deste de 1969, data do início da universidade em Uberlândia. Em 1978, esta torna-se uma instituição federalizada, quando é criada a Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Ao longo desse período, diversas pessoas ingressaram neste curso e participaram ativamente com seus trabalhos artísticas e acadêmicos. Nós, docentes e discentes, temos visto uma produção extremamente rica que merecia ser divulgada para além dos espaços das salas, dos ateliês do curso e das exposições realizadas no Museu Universitário de Arte (MUnA). Surgiu, assim, o desejo de oferecer uma plataforma de difusão da produção interna dos discentes do curso, por isso, criamos a Revista 1i.

A 1i é uma revista feita por alunos do curso de graduação em Arte Visuais. Ela apresenta-se como um espaço de divulgação e reflexão sobre a produção que é realizada ao longo do período de formação dos discentes, seja no grau de bacharelado ou licenciatura. O nome 1i remete ao código que identifica o prédio onde estão situados os laboratórios e a coordenação do curso no campus Santa Mônica em Uberlândia, Minas Gerais. É neste bloco que a aventura de fazer e pensar o universo das artes visuais tem a maior parte de suas atividades desenvolvidas.

A revista tem publicação semestral. Os números do primeiro e segundo semestre configuram parte de um volume único, especificando volume e ano.


Edições mais lidas

v. 1 n. 2 (2023)

Nesta continuidade da revista tivemos o prazer de receber e realizar uma curadoria de artigos e propostas visuais de apenas artistas e pesquisadoras mulheres de nosso curso. A maioria por sua vez foi realizada na disciplina de Artes e feminismos, deste modo, convidamos a Profª. Clarissa Borges para realizar o texto de apresentação da revista. Portanto, na segunda unidade prestigiamos nós, as mulheres artistas, que ocupamos o espaço sobre a arte por meio de nossa forma de pensar, ver e pintar o mundo, sem nunca desistir de questionar e lutar pelo que acreditamos.  Rebecca Emília de Andrade Mioto, editora chefe. (Revista completa)

v. 2 n. 2 (2024)

Nesta edição da Revista 1i, apresentamos uma novidade: a adição da categoria narrativas como possibilidade de submissão. Entre as produções aceitas nessa nova categoria estão histórias em quadrinhos, contos, crônicas, poesia e prosa. Acerca das publicações presentes, reunimos temáticas e linguagens artísticas múltiplas, explorando diferentes níveis de profundidade conforme as preferências de seus autores. Esse número conta com 7 artigos, 7 ensaios visuais, 2 narrativas e 1 entrevista com a ex-aluna Maria Mars.  O artigo inicial, escrito por Assíria Leite Coelho e Bruno Póvoa Rodrigues, explora as obras de Umberto Eco, Obra Aberta e A Definição da Arte , destacando conceitos como a interpretação unívoca de Benedetto Croce e a formatividade de Luigi Pareyson. Eco propõe uma visão dinâmica e pluralista da arte, onde o significado evolui com o observador e os contextos sociais, culturais e históricos. Essa perspectiva desafia visões tradicionais, afirmando que o valor da arte reside e...

v. 2 n. 1 (2024)

A terceira edição da Revista 1i promove um diálogo acerca de diversas linguagens artísticas, onde cada autor determina sua temática e se aprofunda de acordo com sua percepção e interesse. Nesse espaço serão apresentados 5 artigos, 1 ensaio textual, 5 ensaios visuais e 1 entrevista com a ex-aluna de Artes Visuais Lorena Rosa.   O primeiro artigo, escrito por Rebecca Emília de Andrade Mioto, aborda a pintura e se embasa nas técnicas pictóricas pioneiras nas obras de William Turner em comparação às do artista Claude Monet. Para isso, são utilizadas as obras The Thames above Waterloo Bridge e Waterloo Bridge, London, at Sunset, pintadas, respectivamente, pelos artistas William Turner e Claude Monet.  Em seguida, o texto apresentado é de Jéssica Mendes Vilela, em que também utiliza a pintura como meio de pesquisa. Aqui a autora se aprofunda nas questões socioculturais a respeito da representação imagética do parto e pondera sobre o distanciamento da mulher enquanto autora do “...