Pular para o conteúdo principal

Submissões


Normas para publicação na Revista 1i

O envio deve ser exclusivamente pelo e-mail revista 1i.ufu@gmail.com. 

Normas gerais

- O(A) autor(a) deve ser discente, ex-discente ou docente do curso de graduação em Artes Visuais da UFU;

- Todo o artigo que for enviado precisa ser inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em outro local, até a data de publicação da Revista 1i;

- Os artigos e ensaios enviados precisam conter, nessa ordem,  título, nome do autor, resumo, palavras-chaves, desenvolvimento, conclusão e referências;

- Não há, no momento, quantidade mínima e máxima para laudas;

- É obrigatório o envio de uma imagem, para que seja usada como a capa da sua publicação;

- Todos os arquivos enviados (artigo, ensaio escrito e/ou ensaio visual) para a Revista 1i precisam obrigatoriamente ser em formato .docx (não será aceito no formato antigo, isto é .doc);

- Os ensaios visuais devem ser acompanhados de título, palavras-chaves e resumo, (texto adicional é opcional de escolha do(a) artista); 

- Os ensaios visuais podem ser de qualquer ordem estética, por exemplo: pintura, imagem digital, fotografia, desenho, entre outros (caso o ensaio visual seja fruto de um vídeo, ou seja, composto por frames, o link para a mídia original pode ser incluído na revista);

- Aqueles que publicarem receberão certificado pela Revista 1i;

- O Comitê Editorial e o Conselho Editorial são soberanos em relação ao aceite ou não do material enviado para publicação;

- PARA RESUMO: deve ter de 150 a 200 palavras, em parágrafo único. Apresentando de forma concisa o problema abordado, os objetivos do trabalho, a metodologia utilizada e resultados obtidos.  Com 3 palavras-chaves;

- PARA DIAGRAMAÇÃO: Fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas;

- A forma que for enviado a diagramação das imagens em ensaios visuais ou narrativa é a forma que será colocada na revista. Por isso é necessário o envio do PDF para preservar diagramação!


Normas específicas por categoria 

ARTIGOS: mínimo 7 páginas e máximo 20 páginas;

- Envio em pdf e word;

- Obrigatoriedade de título, palavras-chave (3), resumo, nome do autor e imagem para capa.

ENSAIO VISUAL: máximo 12 páginas;

- Envio em pdf e word. A diagramação ficará conforme o enviado pelo autor no pdf.

- Obrigatoriedade de título, palavras-chave (3), resumo, nome do autor e imagem para capa.

ENSAIO TEXTUAL: máximo 12 páginas;

- Obrigatoriedade de título, palavras-chave (3), resumo, nome do autor e imagem para capa.

NARRATIVAS: máximo 7 páginas;

- História em quadrinho, contos, crônicas, poesia e prosa.

- Envio em pdf e word. A diagramação ficará conforme o enviado pelo autor no pdf.

- Obrigatoriedade de título, palavras-chave (3), resumo, nome do autor e imagem para capa.


Caso existam questões e/ou dúvidas o Comitê Editorial e o Conselho Editorial devem ser consultados através do e-mail: revista1i.ufu@gmail.com.

Edições mais lidas

v. 1 n. 2 (2023)

Nesta continuidade da revista tivemos o prazer de receber e realizar uma curadoria de artigos e propostas visuais de apenas artistas e pesquisadoras mulheres de nosso curso. A maioria por sua vez foi realizada na disciplina de Artes e feminismos, deste modo, convidamos a Profª. Clarissa Borges para realizar o texto de apresentação da revista. Portanto, na segunda unidade prestigiamos nós, as mulheres artistas, que ocupamos o espaço sobre a arte por meio de nossa forma de pensar, ver e pintar o mundo, sem nunca desistir de questionar e lutar pelo que acreditamos.  Rebecca Emília de Andrade Mioto, editora chefe. (Revista completa)

v. 2 n. 1 (2024)

A terceira edição da Revista 1i promove um diálogo acerca de diversas linguagens artísticas, onde cada autor determina sua temática e se aprofunda de acordo com sua percepção e interesse. Nesse espaço serão apresentados 5 artigos, 1 ensaio textual, 5 ensaios visuais e 1 entrevista com a ex-aluna de Artes Visuais Lorena Rosa.   O primeiro artigo, escrito por Rebecca Emília de Andrade Mioto, aborda a pintura e se embasa nas técnicas pictóricas pioneiras nas obras de William Turner em comparação às do artista Claude Monet. Para isso, são utilizadas as obras The Thames above Waterloo Bridge e Waterloo Bridge, London, at Sunset, pintadas, respectivamente, pelos artistas William Turner e Claude Monet.  Em seguida, o texto apresentado é de Jéssica Mendes Vilela, em que também utiliza a pintura como meio de pesquisa. Aqui a autora se aprofunda nas questões socioculturais a respeito da representação imagética do parto e pondera sobre o distanciamento da mulher enquanto autora do “...

v. 1 n. 1 (2023)

O primeiro número da revista é composta por três artigos, um ensaio textual, um ensaio visual e por um entrevista com ex- estudante do curso de Artes Visuais da UFU. Deste modo, a primeira pesquisa apresentada é de Sofia Martins, Arte e Revolução  discute a produção da artista russa Varvara Spetanova, destacando as aproximações entre arte e revolução. Já, o segundo artigo feito por Teruã Piau, Cores da Bauhaus  estudos didáticos e propostas de criação a partir de experimentos de Wassily Kandinsky, foi feito a partir de uma pesquisa desenvolvida na Iniciação Científica Voluntária, que resultou na criação de um material didático e uma série de pinturas a partir de estudos sobre o trabalho teórico e artístico desenvolvidos por Wassily Kandinsky durante o período que lecionou na Bauhaus. O terceiro texto produzido a partir da realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Larissa Cavaton, com o título Arte, Cinema e Poder,  onde questionar...